Corpo Hemisferizado - Sugestão de atividade para sala de aula
Objetivo: hemisferizar o
corpo dos alunos, relacionando-o com os hemisférios do planeta. Desenvolver noções de que as relações e
coordenação espaciais são construídas inicialmente através da tomada de
consciência do corpo (objeto referencial) pelo indivíduo (sujeito).
Material necessário:
barbante, globo terrestre.
Desenvolvimento: Ir
com os alunos para o pátio ou saguão da escola e dispô-los em círculo. Pedir que amarrem um pedaço do
barbante na cintura.
- O que o barbante estabeleceu? É importante já ter trabalhado as noções de “acima” e “embaixo”.
- Discutir a noção de “em cima de” e “embaixo de”. Depende do ponto de vista, é relativo. Se estamos com os pés apoiados no chão, se estamos com o corpo deitado no chão, se estamos plantando bananeira ( com o corpo apoiado nas palmas das mãos). Questione a criança que parte do corpo está “em cima de” ou “abaixo de” quando estamos com os pés no chão e quando plantamos bananeira.
- Pegue o globo terrestre e mostre que a Terra está “solta” no espaço e, portanto, não existe “acima de” e “embaixo de” quando se trata de representações do planisfério, pois a Terra não está sobre coisa alguma.
- Com o barbante em torno da cintura (Equador Corporal) peça que toquem em partes do seu corpo (cabeça, nariz,joelho direito, pé esquerdo) fazendo sempre a associação com o globo terrestre.
Globo/Equador,
criação de dois hemisférios terrestre – Norte e Sul
Corpo/
Cintura, criação de dois hemisférios corporais
- Peça que abram os braços e associe aos paralelos da Terra
Agora o barbante deverá ser passado pelo corpo no sentido
vertical.
- A linha traçada verticalmente passa na frente, sobre o nariz e o umbigo, e nas costas, sobre o centro da coluna, estabelecendo dois hemisférios, o direito e o esquerdo.
- Novamente pede-se que escolham partes do corpo humano, agora relacionado aos dois hemisférios verticais.
- Peça que levantem os braços, paralelos ao corpo e relacione aos meridianos do globo terrestre.
- Ainda com o barbante na cintura e também no sentido vertical, mostre que o corpo está dividido em quatro partes, assim como a Terra em quatro hemisférios
- A idéia é de que a criança transponha as representações de seu próprio corpo para outras referencias espaciais, no caso o planeta Terra, favorecendo a descentração.
Atividade adaptada e retirada de CASTROGIOVANNI, ANTÔNIO C.
ET AL. (ORG). Ensino de Geografia: Práticas e Textualização no cotidiano. Porto
Alegre: Mediação, 2009.
Visite também A Entrudeira