Presença Indígena na Cidade

Participantes do evento junto à
 membros da aldeia charrua Polidoro
Semana passada, entre os dias 05 e 07 de junho, ocorreu na Casa de Cultura Mário Quintana o Seminário Presença Indígena na Cidade. Este é resultado do livro Presença Indígena na Cidade: Reflexões, Ações e Políticas, que foi distribuído gratuitamente aos participantes a fim de compor as bibliotecas escolares.
O evento estava excelente e contou com a participação de estudiosos de distintas áreas do conhecimento a respeito da questão indígena, bem como com caciques de aldeias situadas em Porto Alegre, enriquecendo imensamente a discussão e proporcionando o intercâmbio cultural.


Apresentação Mbyá-Guarani, cacique Vherá Poty ao fundo.




No primeiro dia contou-se com a presença do Cacique da aldeia de Itapuã Vherá Poty.


Apresentação Mbyá-Guarani.
Cacique Acuab
No segundo, foi a vez da cacique Acuab, da aldeia charrua Polidoro. No terceiro, se fez uma visita à aldeia guarani da Lomba do Pinheiro.














Para nós, educadores, este evento possibilitou o repensar a respeito da abordagem desta temática em sala de aula, potencializando e dando voz a aplicabilidade da Lei 11.645/2008, que trata da inclusão do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena da rede de ensino no Brasil, e dando suporte a uma educação para a diversidade.



Apresentação Charrua

Apresentação Charrua


Agradeço imensamente o esforço e boa vontade da equipe diretiva da EMEF Moradas da Hípica, representada em minha supervisora Sandra Rangel, em conseguir organizar o horário da escola e de seus respectivos professores, a fim de que pudesse ser liberada para esta bela formação. É assim que se faz uma escola de qualidade, voltada para o conhecimento contínuo de todos nós, alunos e educadores. 

Visite também A Entrudeira

Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito