T5 - História - Semana 3


Grande inauguração - Bem-vindo à civilização
A partir de 10000 a.C. uma revolução transformou o homem das cavernas
em nós. Cientistas tentam entender como este processo começou - e o que
fizemos para chegar até aqui.
Por Fabiano Onça

(...) Uma das primeiras descobertas foi a possibilidade de manipular plantas. Imagine-se na pele de um homem (ou mulher) das cavernas que, num belo dia, encontra por acaso um pé de milho. Você prova e adora.
(...) “O homem do Neolítico observava a natureza e constatava, por exemplo, que uma semente podia dar origem a uma planta”, diz a geógrafa Silvia Maranca, do MAE da USP e da Fundação Museu do Homem Americano. Nasciam aí as primeiras proto culturas agrícolas – ou, no popular, as primeiras roças domésticas.
(...) Para cuidar da lavoura, era preciso tempo e dedicação. Em vez de se organizarem dentro de um esquema nômade (propício a comunidades de caçadores-coletores, que periodicamente precisavam buscar novas áreas para sobreviver), os membros dessas primeiras comunidades agrícolas teriam finalmente fincado os pés no solo e se tornado sedentários. Também era preciso vigilância – afinal, a terra tão suadamente cultivada poderia ser rapinada por animais ou por grupos nômades. (...)
No fim das contas, é possível que a revolução do Neolítico tenha sido mais plural do que se imagina. O fato é que, sem todas as transformações do período, o homem não teria virado eu e você, com as qualidades e defeitos do nosso tempo.


Responda no teu caderno –
1. Leia e comente com os colegas sobre o que o texto diz.
2. Retome a leitura e grife no texto as mudanças e transformações que aparecem.
3. Anotem abaixo as mudanças que aconteceram:
Na agricultura
Na moradia








Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito