C20 - História - Semana 6


Pensadores Iluministas
Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. Os filósofos iluministas contribuíram de maneiras diferentes e em diversas áreas do conhecimento. Apesar das particularidades presentes no pensamento de cada um deles, as questões relacionadas à produção de um conhecimento independente, centrado na razão e distanciado da teologia proposta pela Igreja, é uma marca comum.
Montesquieu (1689-1755)
Conhecido principalmente pela sua teoria de separação de poderes - em Legislativo, Executivo e Judiciário -, como é hoje no Brasil, esse filósofo francês fez parte da primeira geração de pensadores iluministas e atuou principalmente no ramo da política e da psicologia. Sua principal obra é a O Espírito das Leis (1748). Contra a monarquia absolutista, o filósofo acreditava que o poder precisava ser dividido em três âmbitos, para ser melhor controlado e evitar o domínio absoluto por parte dos reais da época. O problema dessa ideia é que ele também defendia o critério censitário, ou seja: apenas pessoas com renda e propriedades poderiam fazer parte da estrutura de poder, inclusive votar. A população de camadas empobrecidas ficariam de fora.
Voltaire (1694-1778)

Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet, foi um filósofo francês que nasceu em Paris. Suas críticas à nobreza resultaram em várias situações de prisão e exílio. Voltaire defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos. Foi um crítico severo das instituições religiosas, bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa e defendia a liberdade de pensamento. Afirmava que apenas aqueles dotados de razão e liberdade poderiam conhecer as vontades e desígnios divinos. A principal obra de Voltaire, "Cartas Inglesas ou Cartas Filosóficas", foi um conjunto de cartas acerca dos costumes ingleses,os quais comparava aos do atraso da França absolutista.
Denis Diderot (1713-1784)

Denis Diderot foi um filósofo e tradutor francês que nasceu em Langres. Diderot criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades. Devemos a este escritor e filósofo iluminista francês a criação da primeira enciclopédia do mundo. Como um grande defensor da expansão do conhecimento, juntamente com Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), o escritor passou boa parte da sua vida organizando pensamentos e conhecimentos da época, para divulgar a filosofia iluminista no mundo. Composta por 33 volumes, a obra reúne os principais conhecimentos acumulados pela humanidade naquela época. Foi editada pela primeira vez na França (1751 e 1772), onde se difundiu para se tornar a principal propaganda iluminista. Por este motivo, os iluministas são conhecidos como "enciclopedistas".

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
 Filósofo suíço que defendia a democracia direta, onde cada indivíduo seria capaz de participar de todas as decisões políticas, ou seja, fazer prevalecer a soberania popular. Suas principais obras foram Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (1755) e Do Contrato Social (1762). Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.


ATIVIDADES: Responda no teu caderno

1.  Elaborar um quadro resumo com os principais pensadores iluministas, com as seguintes categorias: NOME, PERÍODO DE VIDA, TÍTULO DA OBRA e IDEIAS DEFENDIDAS.
2. Identificar a qual pensador iluminista pertencia as ideias abaixo:
a)      “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la”. ____________________________
b)      “O homem nasce bom, a sociedade é quem o corrompe”. _________________
c)      “Todo homem que tem o poder é tentando a abusar dele (…). É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.” ______________________
d)     “A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade”. ______________________________________.
e)       "Mil homens que não temem por suas vidas, são mais formidáveis do que 10 mil que temem por sua fortuna". ________________________
f)       "O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre". _______________________________


Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito