C10 - História - Semana 2

Oi, pessoal!
Na semana passada fizemos dois exercícios a fim de relembrar o que é a História e qual o trabalho do historiador. Espero que todos tenham conseguido fazer!
Na aula de hoje faremos uma breve revisão. Leiam, por favor, o texto abaixo:

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. A palavra história é de origem grega e significa “investigar”. O primeiro homem a fazer uso da investigação em seus estudos realizados, foi o grego Heródoto, considerados por muitos historiadores como o pai da História. Dessa forma, o historiador é o profissional que irá investigar o passado, trazendo respostas para melhor compreendermos a sociedade em que vivemos.

A História como uma ciência humana, tem por princípios básicos analisar os processos históricos: pessoas, acontecimentos, lugares, para se compreender um determinado período histórico no seu tempo e espaço. Dessa forma, o historiador é o profissional que fará o papel de detetive do passado, buscando pistas que os seres humanos deixaram de sua existência, e trazendo respostas para melhor compreendermos a sociedade em que vivemos. Um dos princípios e objetivos básicos do estudo da História, é poder resgatar através de estudos, analises e pesquisas investigativas um entendimento do que se esta sendo investigado. É fundamental para isso saber compreender o passado, entender o tempo presente para se planejar o futuro.

1. Com base na leitura do texto acima, responda:

a)O que é a História?
b) Qual é a importância de estudarmos a História?
c) Qual é o papel do historiador?



Mas como um historiador poderia saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante?Para isso, ele conta com a ajuda das fontes históricas.

Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador interpretar os fatos passados e reconstruir a história. As fontes históricas podem ser vestígios materiais, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história, ou objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, etc. As fontes históricas também podem ser escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos, bem como através de imagens, como uma fotografia ou pintura. O historiador também pode utilizar, como objeto de pesquisa, as fontes baseadas nas lendas e contos antigos, passados de pai para filho, através de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da fala. São as fontes históricas orais.
É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.
Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e particulares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm sido preservadas e guardadas, permitindo que conheçamos aquilo que nossos antecessores fizeram, pensaram, construíram antes de nós existirmos!

1. Numere a que tipo de fonte pertence os documentos abaixo e depois marque a opção correta.

( ) jornais                                                        1- Fontes escritas
( ) brinquedos                                                  2- Fontes visuais   
( ) fotos                                                            3- Fontes materiais
( ) gravações                                                    4- Fontes orais

a)1, 3, 4 e 2.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 3, 1, 4 e 2.
d) 4, 2, 1 e 3.
e) 1, 3, 2 e 4.

E para finalizar a nossa aula de hoje, assistam ao vídeo abaixo:


Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito