B30 - História - Semana 11
Oi, gente! Hoje nós falaremos sobre o TEMPO.
Muito da nossa percepção do tempo vem da observação da natureza, não é mesmo?! Observamos a alternância entre os dias e as noites, as mudanças da fase da Lua, a passagem das estações e a variação da posição dos astros no céu. Também percebemos o tempo passando no nosso próprio corpo, que cresce, amadurece, envelhece e morre.
 Como na natureza os fenômenos tendem a se repetir, a primeira ideia que os seres humanos construíram do tempo foi a de um movimento cíclico: tudo cumpre uma jornada e volta ao ponto de partida.
Contudo, à medida que as sociedades foram precisando se organizar e as pessoas começaram a se preocupar em registrar os acontecimentos mais importantes, o tempo passou a ser representado de maneira linear, segundo as referências de passado, presente e futuro.
Esse tempo, que é organizado e medido pelos seres humanos em três momentos (passado, presente, futuro) recebe o nome de tempo cronológico.
Para organizar seu cotidiano e suas memórias, as sociedades criaram diversos mecanismos e dispositivos para a medição e a contagem do tempo: relógios, calendários agrícolas, calendários religiosos.
Atividade
1. Durante essa semana procure se observar e ver como você organiza o seu tempo. Você acorda quando o sol nasce ou com o horário que despertador do seu relógio toca? Me dê outros exemplos.2. Esse período pandêmico que estamos vivendo, mudou a sua forma de organizar o tempo? De que maneira?
Retome o texto que você escreveu sobre sua vida - na primeira semana de nossos estudos à distância – e responda: você escreveu seu texto em ordem cronológica? Por quê?
 

 
