C10 - História - Semana 9

Oi, pessoal!Na aula passada falamos sobre a formação das primeiras cidades. Vimos que na Mesopotâmia, por exemplo, se desenvolveram algumas das cidades mais antigas, como Eridu, Ur e UruK.

Hoje então iremos falar um pouco mais sobre a Mesopotâmia, ok?!

A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios” Mesopotâmia é o nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: o Tigre e o Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. Situada entre a Europa, a Ásia e a África, a Mesopotâmia atraiu muitos povos, que ali se estabeleceram e fizeram história. Observe o mapa abaixo.
Na região da Mesopotâmia há pouca vegetação e o clima é quente e seco durante a maior parte do ano, tornando a região desfavorável à vida humana. Superando desafios, os povos da região aproveitaram as águas do Tigre e do Eufrates para irrigar a terra, cultivar alimentos e, assim, evitar os longos períodos de fome tão comuns naqueles tempos. Com isso, construíram cidades, desenvolveram um dos primeiros sistemas de escrita e nos deixaram um importante legado. Entre esses povos estavam o sumérios, os acádios, os amoritas, os assírios e os caldeus.

ATIVIDADE

1. Por que essa região foi chamada de Mesopotâmia?
2. Vamos pensar... Por que os rios são tão importantes para os seres humanos?
3. Quais características possibilitaram o desenvolvimento de cidades na região da Mesopotâmia?
4. Quais povos viveram naquela região?
5. Quais países estão localizados na região onde eram a Mesopotâmia?

 

Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito