B30 - História - Semana 12

  

Oi, pessoal! Seguiremos hoje falando sobre o tempo cronológico! Vamos lá?!

Me digam aí: quais formas vocês utilizam para contar o tempo e as principais atividades que realizam durante o dia?! Relógio?! Calendários?! Pois é, atualmente conhecemos hoje mais de 40 calendários produzidos por povos do passado. A maior parte deles não é mais usada, mas existem alguns que estão em pleno uso. É o caso do calendário islâmico (com base no movimento da Lua), do hebreu (que utiliza tanto o movimento da Terra em torno do Sol como o da Lua em volta da Terra), do indígena do povo Xingu (que relaciona os meses do ano com as diferentes atividades, como a pesca, a colheita do milho, o plantio da mandioca etc.) e do gregoriano (que é o oficialmente utilizado no Brasil).

O calendário gregoriano é adotado no Brasil e em muitos países de outros continentes e começa no dia 1o de janeiro e termina em 31 de dezembro. Ele tem 365 dias porque esse é o tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Um dia tem 24 horas aproximadamente, tempo necessário para que a Terra dê uma volta completa em torno de seu eixo. O calendário gregoriano começou a ser utilizado em 1582 e tem esse nome porque sua elaboração foi encomendada pelo papa Gregório XIII. Nesse calendário o marco inicial da contagem do tempo é o ano de nascimento de Jesus Cristo.

Mas, se o calendário gregoriano só começa a contar o tempo após o nascimento de Jesus, como os historiadores conseguem “localizar” no tempo períodos anteriores a esse fato? Conta-se para trás, acrescentando depois do número as letras a.C., que significam “antes de Cristo”. Desse modo, o ano anterior ao nascimento de Cristo é chamado de ano 1 a.C. Para se referir ao ano 30 antes do nascimento de Cristo, escreve-se 30 a.C., e assim sucessivamente. Pelo calendário gregoriano, não existiu o ano 0. Por isso, o dia 31 de dezembro do 1 a.C. foi sucedido pelo dia 1o de janeiro do ano 1.

Uma das formas de facilitar a organização dos acontecimentos ocorridos em um certo período é por meio de uma linha do tempo. Ao observar uma linha do tempo, sabemos que os fatos indicados à esquerda aconteceram antes dos fatos que estão à sua direita, ou seja, podemos observar a sucessão dos fatos. Mas fique atento: ao fazer uma linha do tempo, é importante que se respeite a proporção entre o número de anos representados e o tamanho de cada período.

Atividade


1. Como vimos, há sobre a Terra uma variedade de povos, de culturas e de calendários. Com base no que você estudou, responda:

a) O que é um calendário?
b) Quais critérios foram usados para criação do calendário islâmico, hebreu e dos povos indígenas do Xingu?
c) Qual calendário utilizamos no Brasil? De que maneira ele foi organizado/dividido?
d) Qual é o marco inicial da contagem do tempo no calendário gregoriano?

Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito