B30 - Semana 14 - Tempo Histórico
![]() |
O tempo histórico é aquele em que registramos as transformações promovidas pelas ações das pessoas. Há situações em que ocorrem rupturas na história, com mudanças radicais e bruscas na forma de a sociedade se organizar. Por outro lado, há situações marcadas pela permanência, ou seja, pela continuidade, por longos períodos em que certos elementos são pouco afetados por transformações ou mudanças. Desse modo elementos inéditos podem coexistir com outros que se estendem no tempo por séculos.
O tempo histórico é diferente do tempo cronológico. O tempo cronológico é medido por meio de datas que se sucedem. Ele tem uma duração precisa: sabemos que um ano tem 365 dias, um dia tem 24 horas, e assim por diante. Já o tempo histórico não tem duração precisa. Ele está relacionado ao tempo que durou determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade, grupo ou indivíduo (chamados pelos historiadores de sujeitos históricos).
Há de se destacar que as mudanças não ocorrem do mesmo jeito, nem no mesmo ritmo em todos os lugares; e que cada povo tem um jeito e um ritmo que lhe são próprios. Os brasileiros que habitam cidades, com muitos prédios, avenidas largas e luminosos por toda parte vivem de um jeito e num ritmo muito parecido. Eles vivem no mesmo tempo histórico. Mas nem todos os habitantes do Brasil vivem do mesmo jeito e nem no mesmo ritmo. Os Kayabi (indígenas do Rio dos Peixes, no norte do Mato Grosso), por exemplo, vivem em um tempo histórico diferente do dos habitantes de cidades brasileiras, pois organizam sua vida com base nos acontecimentos naturais, isto é, guiam-se pelo tempo da natureza.
Atividade
1. Diferencie tempo cronológico e tempo histórico.
2. Todos nós, habitantes do Brasil, vivemos no mesmo tempo cronológico, alguns povos indígenas, porém, como os Kayabi, vivem no tempo da natureza. O que isso significa?