B30 - Semana 22 - Evolucionismo
Até meados do século XIX, as explicações sobre a origem da humanidade eram geralmente de caráter religioso. Em 1859, no entanto, o naturalista britânico Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies que continham explicações diferentes das que existiam. Em sua obra ele afirmava que todas as formas de vida na Terra tinham algum parentesco entre si, um mesmo ancestral. Mas como teriam, então, surgido as diferentes espécies de seres vivos? Para Darwin, os seres vivos estariam em um lento e constante processo de mutação. Essas mudanças – que mais tarde Darwin passou a chamar de evolução – permitiram, ao longo de milhares de ano, as espécies se adaptarem às alterações ocorridas no meio ambiente.
A evolução dos seres humanos
De acordo com a teoria evolucionista, criada pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), os seres humanos são primatas, porém, evoluíram de modo diverso, desenvolvendo certas características que os diferenciaram dos outros primatas. Entre essas características, estão: a forma ereta de andar, sobre duas pernas, e o desenvolvimento de cérebros maiores, capazes de elaborar pensamentos mais complexos.
O grupo dos primatas é formado micos, gorilas e chimpanzés. Muitos primatas possuem os polegares opositores, que permitem a realização do movimento pinça. Esse movimento de encontro do dedo polegar com o dedo indicador facilita a manipulação de objetos e instrumentos. A fotografia acima retrata um gorila segurando uma planta. Essa ação é possível porque esse primata é capaz de realizar o movimento de pinça.
As savanas africanas: o berço da humanidade
De acordo com estudos arqueológicos, o processo de hominização, isto é, a evolução e o desenvolvimento de caraterísticas típicas do ser humano, começou no continente africano, por isso a África é chamada de “berço da humanidade”. Esse processo teria relação com a desertificação das florestas tropicais, formando as chamadas savanas, na África. Ele ocorreu há milhões de anos, forçando nossos ancestrais ao bipedalismo e à busca por novos tipos de alimentos. Leia o texto a seguir.
[...]
O bipedalismo é considerado uma característica adaptativa importante na região mais aberta conhecida como savana [...]. Um bípede não conseguia correr com tanta rapidez quanto um quadrúpede, mas era capaz de manter um ritmo regular por longas distâncias, em busca de comida e água, sem se cansar.
Com as mãos livres, conseguia transportar a comida para lugares onde se alimentava com relativa segurança e carregar os filhotes, em vez de deixar que se segurassem sozinhos. Os bípedes usavam as mãos para segurar galhos ou outros objetos para ameaçar e para se proteger dos predadores [...].
HAVILAND, Willian A. et al. Princípios de antropologia. Tradução: Elisete Paes e Lima. São Paulo: Cengage Learning, 2011. p. 96.
ATIVIDADE:
1. Como os evolucionistas explicam a origem dos seres humanos?
2. Compare a Teoria Evolucionista com a Teoria Criacionista (estudada nas últimas aulas) e cite a principal diferença entre elas.
3. “A África é o berço da humanidade”. Explique essa frase.