B30 - Semana 24 - Paleolítico e Neolítico

O desenvolvimento cultural e material iniciado pelo Homo habilis, com a fabricação e a utilização de instrumentos, feitos principalmente de pedra, provocou um processo de grandes transformações na vida dos seres humanos ancestrais. Costuma-se utilizar as técnicas de fabricação de ferramentas como elemento de separação entre os períodos históricos chamados Paleolítico e Neolítico.

Caçadores e coletores


O Paleolítico foi um período muito longo da história da humanidade, no qual os homens sobreviveram da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e folhas, por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletores. Para fazer seus instrumentos de trabalho, os homens do Paleolítico batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por exemplo), machados, pedras cortantes e arpões. Com essas ferramentas, eles abatiam animais, coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas. Caçavam animais grandes, como o mamute, e perigosos, como o tigre-dentes-de-sabre.

Os homens do Paleolítico eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa; sempre que a caça, os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear, eles se mudavam para outra área em busca de alimentos.

O domínio do fogo


Desde muito tempo o ser humano obtinha o fogo mergulhando galhos em incêndios florestais causados por raios. Há cerca de 500 mil anos, descobriu como produzir o fogo. Veja, a seguir, duas ilustrações representando técnicas para obter fogo desenvolvidas naquele período.

Uma das técnicas consistia em girar bem depressa um bastão de madeira dura e seca dentro de uma cavidade de madeira. O atrito produzia calor, com o qual se acendia um punhado de gravetos ou palha já deixados por perto. Outra técnica era bater uma pedra contra a outra para conseguir a faísca e produzir o fogo.

Com o domínio do fogo, a vida dos seres humanos mudou muito: tornou-se possível sobreviver em regiões geladas, ter luz à noite, afugentar animais e cozinhar os alimentos. Cozida, a carne tornava-se mais saborosa e de fácil digestão.

Agricultores e pastores

No período Neolítico, os humanos passaram a polir a pedra aumentando com isso a eficiência e a durabilidade de suas ferramentas e armas. Entre as grandes conquistas deste período estão a agricultura e a domesticação de animais; por isso os grupos humanos daqueles tempos ficaram conhecidos como agricultores e pastores.

No início do Neolítico (10000 a.C.) a Terra passou por uma grande mudança climática. Nas regiões de clima temperado as temperaturas se elevaram e as camadas de gelo que cobriam parte da superfície terrestre recuaram. Os animais acostumados a climas frios como os bisões e os mamutes desapareceram, e a carne tornou-se menos abundante; intensificou-se, então, a busca por outras fontes de alimentos. Nessa busca, os seres humanos desenvolveram a agricultura, e, ao mesmo tempo, começaram a domesticar e criar animais como cabras, ovelhas e bois.

Acredita-se que a agricultura foi desenvolvida pelas mulheres. Por meio da observação, provavelmente, elas perceberam que as sementes transportadas pelos pássaros germinavam e davam origem a uma nova planta. Assim, tiveram a ideia de elas próprias semearem e regarem a terra para depois colherem os frutos.

Pesquisas recentes indicam que o desenvolvimento da agricultura se deu em vários pontos da Terra ao mesmo tempo. No Oriente, há evidências de que os seres humanos já cultivavam o trigo e a cevada há cerca de 8 mil anos a.C. A prática da agricultura revolucionou a vida humana, favorecendo uma série de mudanças, tais como:

a) a sedentarização: sobrevivendo do cultivo e do pastoreio, os seres humanos passaram a produzir seu próprio alimento e não precisavam mais mudar constantemente de lugar. Então, aos poucos, foram se tornando sedentários, isto é, passaram a se fixar num determinado território;

b) a descoberta de novos instrumentos de trabalho, como o machado de pedra para derrubar árvores, a enxada para limpar o terreno, a foice para cortar o mato;

b) a descoberta de novos instrumentos de trabalho, como o machado de pedra para derrubar árvores, a enxada para limpar o terreno, a foice para cortar o mato;

c) a difusão da cerâmica (barro modelado e cozido). Com a prática da agricultura, os grupos humanos passaram a necessitar de recipientes em que pudessem cozinhar, armazenar e transportar cereais.

A cerâmica veio atender a essa necessidade, sendo usada para fazer panelas, vasos, jarros, entre outros. No Japão, foram encontradas as peças de cerâmica mais antigas produzidas pelos seres humanos;

d) crescimento da população. Com o aumento e a diversificação da produção e a melhoria na conservação dos alimentos, a população aumentou e as pessoas passaram a viver mais tempo.


A formação de aldeias


A agricultura, combinada com a pecuária, teve grande impacto sobre o modo de vida das primeiras populações. A agricultura fornecia cereais, que constituíam a base da alimentação, e a criação de animais fornecia carne e leite, e também lã e couro para a confecção de vestimentas. Além disso, a força animal podia ser usada para facilitar a realização de várias tarefas, principalmente a de arar a terra para plantar.

Como resultado, houve um grande aumento na oferta de alimentos, com a produção de excedentes que podiam ser armazenados.

Isso propiciou o aumento da população, que passou a se fixar nos vales férteis dos rios, formando as primeiras aldeias.

Assim, o ser humano foi deixando a vida nômade e, aos poucos, foi se tornando sedentário.



Uma aldeia neolítica


Com a sedentarização e a formação das primeiras aldeias houve uma grande mudança no modo de vida dos seres humanos. As pessoas que viviam nas aldeias do período Neolítico se dedicavam principalmente às atividades da agricultura e da pecuária. Mas, como a produção de alimentos era maior do que o consumo, nem todos precisavam realizar essas atividades. Por isso, havia vários trabalhadores, como ceramistas e artistas, que podiam se dedicar exclusivamente a essas atividades.

Atividades


1. O domínio do fogo teve várias consequências na vida de nossos ancestrais. Cite algumas delas.

2. Como o Homo sapiens obtinha seus alimentos no período Paleolítico? Como era a divisão do trabalho nesse período?

3. Explique o que significa sedentarização.

4. Elabore um para´grafo explicando a passagem do nomadismo para o sedentarismo.

5. Escreva um pequeno texto sobre as principais características de uma aldeia

Escreva as respostas no seu caderno e envie a atividade para o e-mail aentrudeiranaescola@gmail.com. Não se esqueça de no campo ASSUNTO colocar seu NOME/TURMA/SEMANA da atividade, ok?!

Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito