T6 - Geografia - Semana 2
1. Observe a tabela abaixo com atenção.
Ela mostra o mapa do mercado de trabalho no Brasil.
População empregada segundo o grau de instrução e
gênero.
|
||
Anos de instrução
|
Homens (%)
|
Mulheres (%)
|
De 8 a 10
|
14,1
|
14,4
|
De 11 a 14
|
14,2
|
20,5
|
Mais de 15
|
5,3
|
7,9
|
Considerando os dados da tabela é possível
concluir que:
a) Muitos anos de instrução ampliam, de
forma significativa, as chances de conseguir emprego.
b) O desemprego não é um problema para o
mundo, uma vez que existe empregos para todos, basta estudar e se dedicar
bastante para ocupar os cargos do setor público do setor privado.
c) A população que chegou pelo menos à
metade do ensino fundamental é a que menos obtém empregos.
d) A pequena parcela de pessoas com
muitos anos de instrução empregadas, indica que sua produtividade é muito
alta.
e) As mulheres com maior grau de instrução
conquistam mais empregos que os homens na mesma condição.
2. Em relação ao desemprego, assinale V
(verdadeiro) ou F (falso):
(
) O desemprego ocorre apenas nos países subdesenvolvidos.
(
) O desemprego estrutural é resultante da mecanização e automação dos processos
de produção e aprimoramento dos processos de trabalho.
(
) O desemprego conjuntural ocorre quando um país enfrenta dificuldades
econômicas e tende a ser temporário.
(
) Atualmente, as grandes empresas procuram contratar trabalhadores com pouca
qualificação, o que faz com que os trabalhadores qualificados fiquem
desempregados.
( ) Nos países em desenvolvimento, a mão de
obra jovem sente ainda mais dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.
3.
Analise a charge e o texto a seguir para responder a questão. O desemprego é um
dos graves problemas da sociedade contemporânea. Nem o atual estágio de
desenvolvimento tecnológico capitalista resolveu essa questão. A perfeita
sociedade idealizada no seriado televisivo os Jetsons no qual as máquinas
trabalhariam para o ser humano, liberando-o para o ócio,revelou-se uma grande
utopia.
Cite
duas causas para o desemprego nos dias atuais