C 10 - História - Semana 7
O Império de Carlos Magno
O Império de Carlos Magno,
também conhecido como o Império Carolíngio, foi o momento de maior esplendor do
Reino Franco (ocupava a região central da Europa). Este período ocorreu durante
o reinado do imperador Carlos Magno (768 – 814).
Carlos Magno assumiu o trono em 768 e por suas
realizações, é considerado o mais importante rei dos francos. Destacou-se por
conquistas militares e pela organização administrativa implantada nos
territórios sob seu domínio.
Para as conquistas militares,
Carlos Magno organizou um exército forte, do qual faziam parte, além de seus
soldados, os grandes proprietários de terras acompanhados de certo número de
camponeses equipados para a guerra. Com esse exército, ele expandiu as fronteiras
do reino, constituindo o Império Carolíngio.
Com uma política voltada para o expansionismo
militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu
pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do
território da atual Espanha.
Nas regiões conquistadas, eram construídas
fortalezas e igrejas em volta das quais organizaram-se vilas que,
posteriormente, passaram a ser ligadas por estradas. Sendo cristão, Carlos
Magno obrigava os povos conquistados a converterem-se ao cristianismo.
O governo de Carlos Magno não tinha uma sede
fixa. Com sua corte, que se constituía basicamente de familiares, amigos,
membros do clero e funcionários administrativos, viajava de um lugar para
outro. As decisões políticas mais importantes, em geral, eram tomadas no
palácio de Aix-la-Chapelle, no noroeste da atual França.
No ano 800, em Roma, na noite de Natal,
Carlos Magno foi coroado imperador pelo papa Leão III. Com a coroação de Carlos
Magno, a Igreja católica pretendia fazer reviver o Império Romano do Ocidente
e, ao mesmo tempo, unificar a Europa sob o comando de um monarca cristão.
Embora as conquistas militares tenham
sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o
Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em
preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um
novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes
avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
Administração
territorial
Para facilitar a administração do vasto
território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram
divididas em condados (administradas pelos condes). Para fiscalizar a atuação
dos condes, foi criado o cargo de missi dominici. Estes funcionários eram os
enviados do imperador para fiscalizar os territórios. Ou seja, eles deveriam
verificar e avisar ao imperador sobre a cobrança dos impostos, aplicação das
leis e etc.
Carlos Magno e a
reforma educacional
Carlos Magno tinha pouca instrução. Com
idade avançada, aprendeu a ler e a escrever em latim. Valorizou o ensino,
promovendo obras para a sua difusão em todo o império. Queria funcionários
instruídos para ler os textos oficiais, que eram redigidos em latim.
O monge inglês Alcuíno foi o
responsável pelo desenvolvimento do projeto escolar de Carlos Magno. A
manutenção dos conhecimentos clássicos (gregos e romanos) tornou-se o objetivo
principal desta reforma educacional. As escolas funcionavam junto aos mosteiros
(escolas monacais), aos bispados (escolas catedrais) ou às cortes (escolas
palatinas).
Estas escolas eram frequentadas, sem
distinção de tratamento, por meninos de famílias pobres e por filhos de nobres.
Nelas eram ensinadas as sete artes liberais: aritmética, geometria, astronomia,
música, gramática, retórica e dialética.
ATIVIDADES
1.
Leia o texto abaixo e responda as perguntas da atividade “Dialogando”.
2.
A imagem abaixo mostra o imperador Carlos Magno. Observe-a com atenção e
responda:
a.
O que Carlos Magno tem nas mãos?
b.
O que cada um desses elementos simboliza?
c.
Escreva um pequeno texto relacionando a imagem ao reinado de Carlos
Magno.
3.
Leia com atenção o que
o historiador Jacques Le Goff diz sobre o Renascimento Carolíngio.
a.
Segundo o autor, por
que o Renascimento Carolíngio foi limitado?
b. Qual era o principal
objetivo do movimento conhecido com Renascimento Carolíngio?
c.
O que significa a
expressão “monopólio cultural do clero”?