Linha do tempo - Como fazer?
A elaboração de uma linha do tempo é uma atividade de pesquisa, reflexão e ordenação de acontecimentos históricos para localizá-los cronologicamente em meio a um grande número de períodos.
Não existe um padrão único para a representação gráfica de uma linha do tempo. Ela pode ser apresentada em uma linha horizontal, em uma linha vertical, em espiral, em formato de árvore ou em outros formatos.
Ao relacionarmos fatos significativos em uma linha do tempo, podemos refletir sobre o tempo e sobre a importância de nossas próprias experiências históricas.
A produção e a análise de uma linha do tempo nos fazem perceber que o conhecimento histórico nunca está concluído, pois novos dados ou outros enfoques sempre podem contribuir para sua reconstrução.
A seguir, alguns passos que podem ajudar na elaboração de uma linha do tempo.
1º passo
Com base nas orientações do professor sobre o tema e o período a serem representados na linha do tempo, defina o formato e o modo de apresentação (caderno, cartolina ou computador).
Dica: No site <www.wdl.org/pt/sets/world-history/timeline/#0> (acesso em: 7 ago. 2018), é possível acessar uma linha do tempo com fatos e personagens da história, que pode ser modelo para a sua linha do tempo.
2ºpasso
Selecione as fontes de pesquisa referentes ao tema/período histórico que você vai trabalhar: livros, enciclopédias, sites, jornais, documentos pessoais, entrevistas com pessoas mais velhas etc.
Selecione também documentos como fotografias, mapas, pinturas ou outros materiais que possam acrescentar informações importantes à linha do tempo que você vai construir.
Se escolher elaborar uma linha do tempo sobre sua vida, relacione os acontecimentos que você considera mais importantes e informe a data e o local deles. Além de suas lembranças, consulte documentos pessoais, como sua certidão de nascimento, diários, fotografias e objetos como roupas, brinquedos e livros, para obter mais detalhes ou descobrir novos fatos. Conversar com membros da família e amigos também pode enriquecer sua pesquisa.
3º passo
Depois da leitura e investigação das fontes e materiais, faça um resumo dos acontecimentos e marque o período de duração (início e fim).
4º passo
Elabore um texto apresentando sua linha do tempo, destacando seu tema, o período representado e os principais acontecimentos registrados.
5º passo
Represente graficamente os acontecimentos e seus respectivos períodos de duração (em meses, anos, décadas ou séculos) no modelo de linha do tempo escolhido. Você pode destacar os acontecimentos que julgar mais importantes em cores diferentes.
Dica: A representação gráfica dos períodos deve ser proporcional e coerente. Por exemplo: o espaço que representa cem anos deve ser o dobro do que representa cinquenta anos.
6º passo
Fotografias, imagens e demais documentos podem ser relacionados aos fatos registrados na linha do tempo por meio de setas ou quadros com informações sobre esses documentos (assunto, autor, data).
Dica: Se escolher fazer uma linha do tempo da sua vida, procure relacionar acontecimentos históricos da cidade ou do país onde você vive no mesmo período em que algo importante aconteceu com você
– uma grande descoberta científica, um fato relativo a alguma personalidade, um evento político ou esportivo importante, entre outros.
Fonte: Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 6º ano,ensino fundamental, anos finais. São Paulo : FTD, 2018., p.236, 237