C10 - Semana 15 - Roma Antiga
Oi, gente! Vocês já devem ter percebido que existem muitas palavras semelhantes na língua portuguesa e na espanhola. Algumas são escritas da mesma maneira e têm o mesmo significado. Por exemplo, máquina, casa, gato, sol, mar, boca, amigo, amor e muitas outras.
O português também tem semelhanças, embora menores, com outras línguas, como o francês e o italiano. Essas proximidades linguísticas se devem a sua origem comum: a língua latina. Também chamada de latim, essa língua era o idioma falado em Roma há mais de 2 mil anos.
A partir do século II a.C., Roma conquistou diversos territórios na Europa, na África e na Ásia. No decorrer dos séculos, o latim acabou por se misturar com as línguas originais desses territórios. Dessa mistura surgiram diferentes idiomas, como o português, o espanhol, o italiano e o francês. Nas próximas aulas veremos como Roma tornou-se um império de mais de 6,5 milhões de quilômetros quadrados: o Império Romano.
ORIGENS DE ROMA
Roma situa-se na Península Itálica, uma longa faixa de terra, em forma de uma bota, que avança pelo mar Mediterrâneo. Ao norte, a Península é limitada por um conjunto de montanhas, os Alpes; a leste é banhada pelo mar Adriático; a oeste, pelo mar Tirreno; e, ao sul, pelo mar Mediterrâneo.
Até cerca do ano 1000 a.C., a Península Itálica era habitada por um povo de agricultores.
Conhecidos como italiotas, eles se dividiam em sete tribos: sabinos, équos, oscos, úmbrios, volscos, samnitas e latinos.
Por volta do século VIII a.C., os etruscos se estabeleceram na região central da Península Itálica, local hoje conhecido como Toscana, por volta do século VIII a.C.
Temendo uma invasão etrusca, os latinos construíram uma fortaleza na margem esquerda do Tibre para proteger suas aldeias. Entretanto, por volta do século VII a.C., os etruscos venceram a resistência dos latinos, invadiram o Lácio e unificaram as várias aldeias latinas. Essa unificação deu origem a uma cidade-Estado conhecida como Roma.
Retirado de SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. Inspire história : 6º ano : ensino fundamental : anos finais.São Paulo : FTD, 2018.