C10 - Semana 23 - Reino dos Francos

Os domínios germanos

Nas terras conquistadas ao Império Romano, os germanos estabeleceram vários domínios (também chamados de reinos). Os visigodos dominaram a Hispânia; os vândalos, o norte da África; os ostrogodos, a península Itálica; os anglos, os saxões e os jutos, a Britânia, e assim por diante. Como os povos germanos viviam em constantes conflitos entre si, a maioria desses reinos durou relativamente pouco tempo. Os francos, porém, se diferenciaram dos demais povos germanos por constituir um reino próspero e duradouro.

O Reino dos francos


Os francos atravessaram o rio Reno em direção oeste e, por meio de alianças políticas e da guerra, conquistaram a Gália, onde fundaram um reino. A primeira dinastia franca foi a merovíngia, assim chamada em homenagem a um chefe lendário de nome Meroveu, considerado como o primeiro rei dos francos. Mas foi no reinado de Clóvis (482-511), possivelmente de Meroveu, que a expansão franca ganhou maior impulso. Este rei estabeleceu a capital do seu reino em Lutécia (cidade que deu origem a Paris) e partiu para a guerra visando à conquista de riquezas, que, conforme costume franco, seriam divididas com seus guerreiros.
Depois de vencer outros povos germanos, como os borgúndios e os visigodos, Clóvis passou a reinar sobre uma região extensa que corresponde à França e parte da Alemanha atuais. Observe o mapa.
Além de fazer uso das armas, Clóvis ampliou seu poder por meio do matrimônio: casou-se com Clotilde, princesa cristã do reino da Burgúndia, mulher que teve grande influência na sua vida.
Casando-se com Clotilde, o rei Clóvis conseguiu diminuir a resistência ao domínio franco. Influenciado por Clotilde e interessado na aliança com a Igreja Católica, Clóvis converteu-se ao cristianismo, em 496. E, com o apoio da Igreja, continuou expandindo seu reino.

Os carolíngios

Os sucessores de Clóvis ocuparam-se principalmente de festas e torneios de esgrimas, por isso ficaram conhecidos como reis indolentes. Devido ao desinteresse desses reis, o governo de fato passou às mãos de um alto funcionário: o prefeito do palácio ou mordomo do paço. O filho e sucessor de um desses mordomos do paço, Pepino, o Breve (assim chamado por sua baixa estatura), depôs o último rei merovíngio por meio de um golpe e se fez aclamar rei, o primeiro da dinastia carolíngia. O papa o reconheceu como rei e, em troca, pediu que ele o defendesse dos lombardos, povo que se estabelecera na Itália central e ameaçava assaltar a sede do papado, em Roma. Pepino e seus cavaleiros invadiram a Itália, derrotaram os lombardos e doaram para a Igreja Católica parte das terras conquistadas. Desta doação originou-se o patrimônio de São Pedro, também chamado Estados da Igreja, que permaneceram inalterados por mais de mil anos.

Carlos Magno e seu império

Carlos Magno, filho e sucessor de Pepino, o Breve, deu continuidade à aliança com a Igreja e à política guerreira dos francos. No tocante aos laços com a Igreja, publicou em 789 a seguinte lei:

“A todos. Aprovamos também o que o Senhor ordenou pela lei, para que os trabalhos servis não sejam feitos aos domingos [...] que os homens não sejam obrigados aos trabalhos dos campos, nem ao cultivo das videiras, nem a lavrar as terras, nem a ceifar, ou a cortar o feno [...]. Só se permite fazer três tipos de transporte, os transportes militares ou os transportes de víveres [...] conduzir um corpo ao cemitério”. In:AQUINO, Rubens Santos Leão de; FRANCO, Denize de Azevedo; LOPES, Oscar G. P. Campos. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. p. 307.

Enquanto o imperador estreitava seus laços com a Igreja, seu exército, bem organizado e equipado com espadas e armaduras de ferro, colecionava vitórias, construindo, assim, um império que abrangia quase todas as terras da Europa Ocidental.

ATIVIDADE

1. Releia a lei acima e responda as questões a seguir:

a) Qual o conteúdo da lei de Carlos Magno?
b) Quais os únicos trabalhos que podiam ser feitos no dia considerado pela Igreja como dia de repouso?
c) O que Carlos Magno pretendia com essa sua lei?

2. Escreva em seu caderno a sequência correta de respostas.

I) Clóvis ampliou seu poder por meio da guerra e do casamento com uma princesa cristã de nome Clotilde.
(II) Pepino, o Breve, doou para a Igreja territórios conquistados dos lombardos e situados na atual Itália; dessa doação originou-se o Patrimônio de São Pedro.
III) A coroação de Carlos Magno contribuiu para afastar o Império Carolíngio da Igreja.
IV) Com o objetivo de melhorar o controle sobre seu vasto Império, Carlos Magno entregou sua administração a condes, duques e marqueses.

a) V, V, V, F

b) V, F, V, F

c) V, V, F, V

d) F, F, V, V

Postagens mais visitadas deste blog

B 30 - Semana 28 - Egito

C10 - Semana 28 - Sociedade Feudal