C10 - Semana 25 - Formação da Europa Medieval
A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa. Dos romanos, a Europa medieval herdou o colonato (relação de trabalho em que o camponês usava um pedaço de terra do proprietário para seu sustento, e, em troca, dava a ele uma parte da colheita). Dos germanos herdou o comitatus (grupo de guerreiros unidos a um chefe militar, a quem deviam servir e honrar). E houve ainda um terceiro elemento, igualmente importante, o cristianismo, que possibilitou a ligação entre romanos e germanos e deu unidade ao mundo medieval.
O feudalismo
Vejamos como isto se deu.
Vimos que Carlos Magno distribuiu terras e cargos a nobres (condes, duques, marqueses) em troca de fidelidade e dependência pessoal (relação de vassalagem). Com a morte de Carlos Magno, esses vassalos do rei e seus descendentes passaram a fazer o mesmo, isto é, a doar um feudo a outro homem em troca de fidelidade e dependência pessoal; o feudo era, muitas vezes, uma grande extensão de terra, mas podia ser também um direito de cobrar impostos, receber um cargo ou uma quantia paga em dinheiro, gado ou cereais.
Aquele que doava um feudo era chamado suserano ou senhor, e o que recebia era denominado vassalo. Dessa forma, por exemplo, se um duque doava um feudo a um conde, tornava-se suserano do conde e este, seu vassalo. Se o conde, por sua vez, doava parte do feudo recebido a um barão, este passava a ser seu vassalo. O conde, portanto, era, ao mesmo tempo, vassalo do duque e suserano do barão. Como muitas vezes o feudo era uma terra, aos poucos, o território da Europa ocidental foi se fragmentando. Com isso, os nobres se fortaleceram, os reis carolíngios foram perdendo poder e o feudalismo se consolidou.
Juramento de fidelidade
A partir do juramento de fidelidade, suserano e vassalo passavam a ter também obrigações um com o outro.
vassalo era obrigado a:
a) prestar auxílio militar ao seu senhor;
b) ajudar financeiramente no casamento da filha e no armamento do filho dele;
c) comparecer ao tribunal para depor a favor dele.
O suserano era obrigado a:
a) ajudar o vassalo militarmente, quando solicitado;
b) comparecer ao tribunal em defesa dele.
ATIVIDADES
a. Quais são eles?
b. Defina cada um deles.
2. Leia o fragmento abaixo
“O feudo não era necessariamente um bem móvel, podendo ser um direito, como cobrar pedágio numa ponte, numa estrada ou num rio. Podia ser um certo cargo remunerado. [...] Podia ser uma determinada quantia paga periodicamente [...] em moeda, cabeças de gado ou sacas de trigo”. FRANCO JÚNIOR, Hilário. Feudalismo: uma sociedade religiosa, guerreira e camponesa. São Paulo: Moderna, 1994, p. 33-34.
Com base nesse fragmento e no texto acima construa um conceito para feudalismo (o que era o feudalismo?).
3. A partir do juramento de fidelidade, suserano e vassalo passavam a ter também obrigações uns para com os outros. Complete a ficha abaixo:
O
vassalo era obrigado a: |
|
O
suserano era obrigado a: |
|
4.Observe a imagem abaixo com atenção.
a. Você sabe dizer quem é o vassalo e quem é o suserano?
b. Há três elementos da própria imagem que permitem saber quem é o vassalo e quem é o senhor, quais são eles?
c. Que relação há entre essa imagem e o feudalismo?